Geral

Tereza Sá rompe o casulo e lança Borboletear

0

A multiartista Tereza Sá está pronta para encantar os leitores com o lançamento de seu primeiro livro de poesias  intitulado “Borboletear, pela editora A arte da palavra. O evento, tão aguardado, acontecerá no dia 27 de dezembro, às 18h, no salão professor Raimundo Ferreira (Raimundão), na sede da APPI, na Rua Lindolfo Collor, 886 – Malhado.

Quem é de Ilhéus e região, provavelmente já teve o prazer de apreciar a atuação da atriz junto a Cia Trapizonga de Teatro, bem como suas articulações educacionais frente ao projeto ‘Mulher Negra: a força que se explica’, na Escola Themístocles Andrade. Talvez poucos saibam que Tereza Sá começou a expressar sua paixão pela escrita desde os dez anos de idade, mas rendeu-se  ao silenciamento imposto pela tendenciosa, excludente seleção do cânone literário que sempre tentou silenciar e estigmatizar as produções literárias de grupos minoritários, trancafiando, assim, seus escritos em gavetas e cadernos pessoais.

Filha de Eléus Leonardo de Sá e Tereza Soares de Sá, a autora faz parte de uma família talentosa que atua nos cenários artísticos de nossa cidade. “Sempre tive incentivo de minha família para estar em contato com a literatura. O poético e o estético permearam minha infância. Minha mãe sempre foi precisa em cobrar de nós a leitura. Para ela, ler era algo sagrado”, conta.

A autora cresceu seguindo os passos de seu pai, que também era escritor, embora segundo ela, tenha freado esses passos por algum tempo, sendo refém dos impedimentos do sistema de opressão e violência que afeta a escrita de muitas mulheres negras. Tereza Sá retoma agora borboleteando encorajada, principalmente, por uma coletividade de mulheres negras que apostam na importância da inserção de suas subjetividades no cenário literário para potencializar não só a sua voz, mas também as de outras mulheres negras. “Por isso sigo firme, reafirmando minha condição de escritora e festejando a poesia que sempre me atravessou, mas que mantive amortecida por medos e insegurança”, afirma Tereza com alegria.

O evento de lançamento será marcado por um Sarau lítero-musical e contará com a presença de artistas locais, como Ligia Calllas, Jorge Batista, Graci Sá, Ciro Nonato, Franklin Costa, Telma Sá, que dentre outros/as apresentarão boa música e farão leituras de trechos selecionados do livro. A sessão de autógrafos dará oportunidade para interagir diretamente com a autora.

Texto: Graci Sá

You may also like

Comments

Comments are closed.